Médico infectado atuou em posto; servidores já estão em isolamento
Técnicos e servidores da Vigilância Sanitária de Ilhéus irão realizar agora pela manhã a desinfecção do PA da Zona Sul, onde o médico L.R.D. atuou horas antes de sentir os sintomas do Covid-19. O Jornal Bahia Online apurou que, enquanto esteve no posto de saúde, o médico atendeu a cerca de 20 pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha agora para identificá-los. Eles terão que passar obrigatoriamente pelo isolamento domiciliar. A notícia de que o médico também atuara no Hospital São José foi descartada pela direção da Santa Casa de Misericórdia. Desde dezembro do ano passado ele não faz mais parte da equipe médica da instituição.
Segundo o secretário municipal de saúde, o trabalho agora da Vigilância Epidemiológica é realizar a investigação dos possíveis contatos do médico com as pessoas do seu círculo, pacientes ou não, familiares, e ver se há outros suspeitos que precisam ser testados. “Já recebemos os ventiladores pulmonares e conseguimos a UTI com um total de onze leitos, fruto de um trabalho que foi montado desde janeiro”, explicou o secretário Magela. Os servidores do posto já estão em isolamento domiciliar.
A Sesau acompanha, junto ao Ministério de Saúde e autoridades internacionais da área, as atualizações constantes sobre o vírus na Bahia, no Brasil e no mundo. Outra preocupação do secretário são as fakes news. "Essas mentiras podem surgir principalmente em momentos como este. Precisamos evitar compartilhar notícias falsas, pois elas são um desserviço à população e vai atrapalhar os trabalhos montados para enfrentar essa pandemia, disse Magela.